Cursos

Curso Braille

Com o objetivo de promover a inclusão dos deficientes visuais no ambiente escolar, a Associação dos Cegos promove Curso de Braille aberto à sociedade.

O curso é voltado para professores, estudantes e profissionais da educação de uma maneira geral, que trabalham em escolas regulares, cursinhos preparatórios e cursos de idiomas.

O objetivo é preparar os profissionais de educação na alfabetização de alunos com deficiência visual nas escolas.

Os interessados deverão fazer a pré-inscrição através do formulário abaixo aguardar o nosso retorno para definição das datas e horários para o início do curso, bem como sua disponibilidade no momento.

Informações:
Início: Não previsto
Carga Horária: 120 horas
Investimento:

Formulário de inscrição

 

Curso de Orientação e Mobilidade

Dando continuidade ao processo de capacitação profissional, promovido em prol da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, a Associação dos Cegos promove o curso Orientação e Mobilidade, para educadores, estudantes, profissionais e interessados em geral que trabalham com educação e reabilitação das pessoas com deficiência.

Entendido por muitos como um dos principais pontos da reabilitação, uma vez que possibilita que a pessoa cega ou com baixa visão caminhe em ambientes internos e externos de maneira eficiente, segura e independente, a orientação se baseia em um sistema de aprendizagem específico, que inclui, entre outras coisas, formação de conceitos e treinamento sensorial, com a utilização dos sentidos remanescentes: audição, tato, olfato e paladar.

A partir do curso, os profissionais estarão habilitados a ensinar às pessoas com deficiência, técnicas para compreender seu meio ambiente, tornar familiar novos meios ambientes, usar informações através de outros sentidos, obter informações verbal, técnicas protetoras e técnicas de bengala longa, entre outras.

Informações:
Início: Não previsto
Carga Horária: 120 horas
Investimento:

Formulário de inscrição

 

Curso de Sorobã

Em complemento ao trabalho de capacitação junto aos professores, estudantes e profissionais da educação, no atendimento e recebimento dos alunos deficientes na escola regular, a Associação dos Cegos promove Curso de Sorobã, aparelho utilizado pelos deficientes visuais para contar e calcular.

Inicialmente chamado de ábaco, o sorobã tem origem desconhecida, mas, segundo alguns pesquisadores, surgiu na Mesopotâmia há cerca de cinco ou seis mil anos.

Seu emprego difundiu-se, tanto no Oriente quanto no Ocidente, até os dias atuais, graças à grande aceitação e divulgação, principalmente entre os japoneses. Foram os japoneses que trouxeram o instrumento para o Brasil, como instrumento cultural e utilizado para a resolução de cálculos matemáticos.

Em 1948, o sorobã foi adaptado e simplificado para ser utilizado pelas pessoas cegas, como aparelho de cálculo em substituição aos existentes na época, como as chapas numéricas.

Os recursos empregados pelo sorobã variam, sendo reconhecidos e valorizados os procedimentos metodológicos criados pelos estudiosos do sorobã e a fim de facilitar a compreensão e assimilação dos professores e alunos, tornando-os capazes de serem elementos multiplicadores eficientes.

Informações:
Início: Não previsto
Carga Horária: 40 horas
Investimento:

Formulário de inscrição


Translator / Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Associação Dos Cegos Em Juiz De Fora

Associação Dos Cegos Tel: ((32) 2101-2455 / 2101-2456 / 2101-2482 E-mail: atendimento@acegosjf.com.br

Horário De Atendimento 07:00 - 16:00

Transforme Vidas! Comece Ajudando Agora Mesmo e Faça A Diferença.