Departamentos - Departamentos - Associação Dos Cegos Juiz De Fora

Departamentos

Serviço Social

O Serviço Social na Associação dos Cegos começou a ser sistematizado em maio de 2010, quando se iniciou o processo de implantação da portaria 3.128/2008, orientação do SUS – Sistema Único de Saúde, para atendimento à pessoa com deficiência visual.

 

Essa portaria define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e serviços de Reabilitação Social.

 

Através da portaria, a entidade, que há 78 anos realiza o trabalho, passa a fazer parte da rede estadual de atendimento, uma vez que está em consonância com o estabelecido pela portaria, realizando diagnóstico, terapêutica especializada e acompanhamento com equipe multiprofissional.

 

Na Associação dos Cegos o trabalho desenvolvido está focado nos assistidos, internos e externos, “visando a interligação da realidade vivida pelo indivíduo e o meio sócio-familiar de origem, reforçando vínculos sociais, minimizando conflitos, buscando a capacitação social e motivando o convívio familiar”, acrescenta a assistente social.

 

O setor é composto por uma equipe multidisciplinar, responsável pelo desenvolvimento dos projetos e departamentos da entidade. É importante salientar que o serviço é constantemente avaliado, uma vez que lida com conflitos humanos, com a subjetividade dos assistidos.

 


Abaixo, os departamentos que estão sob responsabilidade do Serviço Social:
Aprender para Ser – Projeto de Estudos
Artesanato
Biblioteca
Braille
Informática
Internato
Orientação e Mobilidade
Atividade Vida Diária - AVD
Visão no EsporteAlém de atividades de entretenimento: dança, leitura, massagem, entre outras.

 

Buscamos também voluntários para atividades esportivas: futebol de cinco, goalball, corrida e hidroginástica.