Departamentos - Departamentos - Associação Dos Cegos Juiz De Fora

Departamentos

Centro de Referencia em Glaucoma

 Em visita à Associação dos Cegos, no dia 31/01/2005, o então Secretário de Estado de Saúde Dr. Marcus Pestana, conferiu à Associação a condição de Centro de Referência em Oftalmologia Nível I.

 

Essa vitória é fruto do trabalho desenvolvido com vistas à Prevenção da Cegueira e da necessidade de preencher uma lacuna no atendimento aos pacientes com Glaucoma, doença responsável pelo maior número de cegueira irreversível diagnosticadas no mundo.

 

Segundo portaria do Ministério da Saúde, requisito básico para se tornar Centro de Referência é ser hospital/ambulatório geral ou especializado em oftalmologia devidamente cadastrado e dispor de um maior nível de complexidade e especificidade na assistência a pacientes portadores de doenças oculares.

 

Além disso, é preciso que se tenha condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos específicos e adequados para a prestação deste tipo de assistência e capacidade de se constituir em referência para a rede de assistência oftalmológica. (port. 866 de 09/05/2002 Ministério da Saúde).

 

Para os pacientes portadores de Glaucoma, a boa notícia é que o Centro de Referência conta com os recursos do Ministério da Saúde para fornecer, gratuitamente, os colírios necessários ao tratamento dos pacientes cadastrados. Atualmente o Centro de Referência tem 4915 pacientes cadastrados para o recebimento do colírio.

 

 

Central de Referência – Doação de colírios
(32) 2101-2481 / 2101-0952
Segunda a Sexta
07:00 à 17:00