Informática na Associação de Cegos

No dia 17 de agosto de 2006 teve início a primeira turma do Curso de Informática da Associação dos Cegos.

Isso foi possível graças a doação de sete computadores, intermediada pelo Dr. Victório Álvaro Coutinho Rettori, Procurador do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho.

Num acordo pactuado com a Empresa Almeida Simas Ltda e a participação da Microtools Informática, pôde ser dado início a essa nova e importante fase no desenvolvimento e inclusão do deficiente visual, cujo mercado de trabalho é extremamente limitado, muitas vezes relegado a subempregos.

Com o auxílio de programas específicos, os deficientes têm acesso à informatização. Na Associação, os usuários utilizam o DOSVOX, sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, conferindo ao cego maior independência, tanto em relação ao estudo, quanto em relação ao trabalho.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Além disso, esse programa estabelece um diálogo amigável com o usuário, através de programas específicos e interfaces adaptativas.

 

Solenidade de Inauguração do Curso de Informática

 

Solenidade de Inauguração do Curso de Informática – (esq. para dir.) Rodrigo, presidente da Associação dos Surdos de Juiz de Fora, Sr. Lucas, pres. da Associação dos Cegos (Gestão 2002-2015), Sr. Almeida, representante da Microtools, Sr. Cláudio Simas, Transporte Almeida Simas, Dr. Victorio Coutinho Rettori, Procurador do Trabalho e Thaís Altomar, chefe do DEPD

Sala de Informática para os deficientes visuais, 2014


Translator / Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Associação Dos Cegos Em Juiz De Fora

Associação Dos Cegos Tel: ((32) 2101-2455 / 2101-2456 / 2101-2482 E-mail: atendimento@acegosjf.com.br

Horário De Atendimento 07:00 - 16:00

Transforme Vidas! Comece Ajudando Agora Mesmo e Faça A Diferença.