Perfil do Voluntário Brasileiro

SEJA  VOLUNTÁRIO

Transforme Juiz de Fora na cidade da solidariedade e da cidadania

 

O verdadeiro trabalho voluntário é fruto de uma decisão interna do indivíduo: jamais pode ser fruto de uma decisão externa.

Ao passar da intenção à ação, o voluntário realiza um duplo movimento: em direção a si mesmo e em direção ao outro. Em relação a si mesmo, ao aderir a uma ação solidária, o voluntário agrega uma dimensão a seu horizonte vital. Em relação aos interlocutores, parceiros e destinatários de sua ação, ele se depara com uma fonte de sentido e reconhecimento de sua presença entre os homens de seu tempo e de sua circunstância.

É o compromisso com uma causa que motiva a ação do voluntário. Compromissar-se com uma causa relativa ao bem comum é transcender o particularismo dos horizontes puramente individuais e abrir-se a novas possibilidades, com base em uma adesão pessoal ao esforço de melhorar aspectos da realidade coletiva da qual ele próprio é parte.

O Voluntário
• Realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário.
• Dedica parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém.
• Acredita que sua contribuição individual é essencial para mudar a realidade que não o satisfaz.
• Está disposto a oferecer seu conhecimento, sua experiência e, principalmente, o seu tempo, a uma causa que irá beneficiar a comunidade onde vive.

Seja Voluntário

......

....MasculinoFeminino

.....

 


Transforme Vidas! Comece Ajudando Agora Mesmo e Faça A Diferença.